5 livros sobre moda e sustentabilidade para ter na cabeceira

5 livros sobre moda e sustentabilidade para ter na cabeceira

Aqui você vai encontrar livros fundamentais e essenciais sobre moda e sustentabilidade, pois elas caminham juntas

Primeiramente, sabemos que moda e sustentabilidade caminham juntas, e existem alguns livros que servem de referência para quem busca se aprofundar no assunto.

Prepare-se para as dicas que vão mudar o seu jeito de pensar sobre a moda! Confira:

MODA ÉTICA PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL (2014)

Minimizar as perdas, aumentar a vida útil de uma peça de roupa, usar tecidos de menor impacto, atender às certificações de matérias-primas, assegurar condições dignas de trabalho, upcycling… Ao dia a dia do trabalho na indústria da moda pertencem inúmeros processos e momentos de decisão diante dos quais é possível tomar um posicionamento que aposte no novo paradigma do desenvolvimento sustentável.

Valendo-se de uma profunda análise dos impactos da moda convencional como ponto de partida, este livro explora os desafios de uma moda mais sustentável e convida o leitor a viajar ao redor do mundo para conhecer iniciativas inspiradoras que podem ajudar a explicar essa mudança de paradigma tão necessária. 

MODA SUSTENTÁVEL (2015)

Este livro é um guia prático para a aplicação de estratégias de sustentabilidade em cada um dos passos que compõem o processo de criação e produção de moda. Partindo do dia a dia do trabalho na indústria da moda, Alison Gwilt concentra-se nas diferentes tarefas e na tomada de decisões, que são realizadas em conjunto com o desenvolvimento de uma coleção de moda, para oferecer conselhos e alternativas práticas que apostem em um enfoque sustentável. Desde a busca pela empatia na criação e no uso de materiais até a modelagem com zero resíduo das técnicas de revalorização, este livro lista os impactos socioambientais relacionados ao ciclo de vida dos produtos e analisa, com foco extremamente prático, as estratégias que os estilistas de moda podem adotar para avaliá-los durante o processo de criação.

MODA E SUSTENTABILIDADE: UMA REFLEXÃO NEESSÁRIA (2012)

Este livro reúne importantes informações sobre as relações entre e Moda e os princípios da Sustentabilidade. É apresentado uma série de dados, propondo uma maior contextualização do assunto e reflexões no que tange nosso estilo de vida, nossos hábitos de consumo e nossos modelos de negócios.

MODA COM PROPÓSITO (2016)

Em um mundo cada vez mais conectado, a moda ganhou força e conquistou espaço na vida das pessoas. Agora estamos cheios de produtos e sempre queremos mais. Nos últimos anos, porém, essa ansiedade gerada pelo consumismo tem deixado a sociedade e o meio ambiente esgotados, e a promessa de que a compra traz felicidade claramente não vale mais. No entanto, muitas marcas continuam buscando o lucro através da compra desenfreada. Questionador como sempre, André Carvalhal reflete sobre essas contradições para apresentar aquilo que deveria nortear todas as marcas da atualidade: o fazer com propósito. 

MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL DA MODA NO BRASIL E NO MUNDO (2019)

Estamos consumindo muito mais do que a Terra pode nos oferecer, por isso o esforço internacional está focado na economia mais eficiente em relação ao uso dos recursos naturais e, neste sentido, a moda é tema cada vez mais relevante. Este livro trata o meio ambiente sustentável da moda no Brasil e no Mundo.

Por fim, pegou alguma dica? ♥

Nos acompanhe também nas redes sociais!

Deixe seu comentário ;)

%d blogueiros gostam disto: