Jeans: Um amor de séculos

em

Você sabia que o jeans surgiu lá em 1857, na cidade de Nimes, na França? Pois foi daí que surgiu o nome “denim” do tecido. Já o nome “jeans” vem de “genes”, que era o apelido dado aos marinheiros que vestiam roupas feitas do tecido de Nimes. Alguns anos depois, nos Estados Unidos, surgiram as primeiras calças jeans. Elas foram idealizadas pelo comerciante americano Levi Strauss, que, numa crise financeira, teve a ideia de fabricar roupas resistentes especialmente para mineradores. Por sugestão de Jacob David, um fabricante de estribos para cavalo, foram acrescentados às peças rebites de reforço que tornavam a calça mais resistente às provações do trabalho árduo dos mineradores.

www.public-domain-image.com (public domain image)

O sucesso foi tanto que as peças foram sendo adaptadas de acordo com o tempo e as necessidades de consumo. Os bolsos, por exemplo, eram muito usados para guardar relógios e tabaco. Por um bom tempo o jeans foi usado como vestimenta de trabalho, sendo, a partir dos anos 50, finalmente utilizado como peça casual. Celebridades como Elvis Presley adotaram o jeans, fazendo com que a juventude dos EUA também aderisse à nova moda. Aí então o vestuário jeans tornou-se parte integrante também das passarelas, desse modo conquistando todos os tipos de públicos, em todas as classes sociais. Expandiu-se também para todos os cantos do planeta. A partir dos anos 80 e 90 surgiram novas lavagens, cores e adição de novos componentes no tecido, visando mais conforto e caimento adequado. Chegando finalmente aos anos 2000, o novo jeans ficou cheio de detalhes: adereços, lavação desgastada, rasgos estratégicos, estampas… e custando até milhares de dólares.

blue-jeans-1-537x402

O jeans criado lá na França há centenas de anos foi reinventado várias vezes, passando por inúmeras transformações e melhoramentos até chegar no que temos hoje. Atualmente, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo tem ao menos uma peça feita em jeans. Afinal, só ele passa de geração em geração sem nunca sair de moda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s