Conheça os tipos de Barra

Precisa fazer a barra?

Entenda um pouco mais sobre os tipos de barras e suas variadas características e indicações.

Barra Galoneira: Específica para tecidos em malha como camisetas, lycra, suplex e similares. A máquina para fazer esse tipo de barra  deve ser a Galoneira, daí o nome. O ponto dela deixa o tecido livre para esticar normalmente. Assim, sem correr o risco de arrebentar a linha ou desfazer a barra, coisa que acontece quando é usado outro tipo de máquina.

Barra de Lenço: É a mesma usada em vestidos de festa. É bem fina, estreita e exige um cuidado especial na hora de fazer, pois deve ficar exatamente na mesma largura ao longo de toda a sua extensão. Para fazer essa barra usa-se a máquina Reta. Nela é acoplado um aparelho de barra, responsável por determinar a largura da barra que se deseja.

Barra à mão: A barra à mão ou invisível, como também é chamada, normalmente é usada em calças sociais. Ela é toda feita à mão, com pontos delicados.  Somente por dentro da peça é que aparecem os pontos da costura. A medida certa para se fazer uma barra social mais ‘chique’ é fazer uma virada na barra de 5 cm.


Barra Italiana ou virada para fora: Antes de se popularizar, a Barra Italiana ficava reservada para calças sociais de tecidos como linho e oxford, em geral peças mais clássicas. Com o passar dos anos, além de usá-la em calças, também se transferiu para shorts de vários tipos de tamanhos e tecidos, inclusive o jeans.

Esta barra exige destreza. Para sair perfeita, o profissional precisa de técnica e habilidade para tirar a medida certa e não encurtar  demais a peça. As máquinas usadas são a Reta e a Overlock para fazer os acabamentos.

Barra com Viés: Normalmente usada para conseguir aumentar o comprimento da peça, o viés é aplicado por dentro e não aparece. A exceção fica somente quando a peça é usada com a barra dobrada para fora. A máquina utilizada é a Reta.

Barra Simples: A barra simples, como o nome já diz,  apenas leva a virada  do tecido na largura desejada. Após faz-se uma costura simples, normalmente usada em calças de sarja, mangas de casaco e outros. A máquina usada é a Reta.

Barra Original: A barra original é a barra onde conservamos todas as características originais da peça, como o efeito de lavagem. A peça é cortada no tamanho certo e depois é aplicada a mesma barra, sem deixar nenhuma sobra por dentro. Utiliza-se a máquina Reta.

About these ads

6 respostas para Conheça os tipos de Barra

  1. Cleonice disse:

    Preciso da ajuda de voces não sei como fazer barra de lenço no chifon

  2. Nilza de Santana disse:

    estou em Mato Grosso comprei um aparelho para fazer barra de lenço, mas ainda não consegui fazer bem feita é preciso prática? acho que estou estiando o tecido podem me dar uma dica?

    • restaurajeans disse:

      Olá Nilza, segue nossas dicas para fazer a barra de lenço:

      Primeiro passo: Dobre a barra na largura da virada da sapata.
      Segundo passo: Coloque a sapata em cima e dê uns 5 pontos. Depois tente encaixar a virada que foi feita, na virada da sapata.
      Terceiro passo: Leve o tecido com uma dobrinha pequena para dentro da sapata e puxe o tecido para esquerda.
      Quarto passo: quando chegar nas emendas do tecido, corte as sobras para não engalhar dentro da sapata.
      Para finalizar, tire o tecido do encaixe da sapata e puxe para trás, terminando a costura;

      Esperamos que ajude :)

  3. Driely Berman disse:

    Olá, gostaria de pedir permissão para publicar alguns links e posts desse blog, eu e minha mãe temos minha uma empresa que trabalha com costura, nós fazemos todo tipo de artigo que envolva costura, desde ajustes, consertos, barras até roupas sob medida, como casacos, blusas, saias, vestidos, bolsas, uniformes e etc. Aguardo ansiosamente o retorno de vcs, estamos começando agora e no nosso blog e no face queremos disponibilizar varias dicas e curiosidades desse universo, se for possível vamos colocar o link para esse blog em todas a publicações.
    Atenciosamente
    Ateliê Maria Mineira

    • restaurajeans disse:

      Olá, tudo bem? Que bom que vocês gostam do conteúdo proposto pelo blog. Visitamos o seu ateliê online e também gostamos bastante. Os conteúdos podem ser publicados, sem problemas, desde que seja colocada a fonte de onde vocês retiraram. Continuem antenadas, meninas! :)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 26 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: